A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) de Barra Velha identificou infrações ambientais neste final de ano em áreas protegidas da cidade – entre os casos mais comuns, o estacionamento de veículos na faixa de areia das praias e sob vegetação de restinga. Os flagrantes se tornaram frequentes, tornando-se as infrações mais verificadas pela equipe de fiscalização.
O oceanógrafo Lucas Vinicius Delmonego, fiscal da Fundema, destaca a complexidade em autuar esses casos, uma vez que os proprietários dos veículos geralmente não estão presentes no momento da infração. Nesses casos, a equipe efetua registros fotográficos e coleta informações detalhadas, incluindo data, horário e coordenadas geográficas.
“Após o recesso, buscaremos a identificação dos proprietários junto aos órgãos competentes para encaminhar as devidas notificações ambientais”, afirma Lucas Delmonego.
O presidente da Fundema, Kaiann Barentin, anuncia a intenção de celebrar um termo de cooperação técnica com a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran) no primeiro trimestre de 2024. “A parceria visa facilitar o reconhecimento dos proprietários dos veículos, aprimorando o trabalho dos fiscais e fortalecendo a fiscalização ambiental”, afirma ele.