📸 Fernando Schroeder
A tecnologia será aliada da segurança em Barra Velha nesta alta temporada. Projeto que se vale de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, visando leitura automática de placas e inteligência artificial foi anunciado pelo Centro de Controle Regional de Vídeomonitoramento mantido pela Prefeitura local – parceria com o 3° Comando Regional de Polícia Militar.
Segundo o coordenador da central de monitoramento, Everson Brandão, o projeto-piloto para intensificar a segurança pública se dará durante a Operação Veraneio, tanto em Barra Velha como em São João do Itaperiú, cidades que integram a microrregião do Vale do Itapocu (Amvali).
A estratégia visa inicialmente prevenir pequenos delitos como furtos, recepção de material furtado e perturbação, entre outros. “O Município de Barra Velha segue como referência para este teste, e a expectativa é efetuar um cercamento de forma permanente nos 17 municípios que fazem parte da jurisdição do 3° Comando Regional da PM. Barra Velha e os outros 16 municípios utilizarão uma única plataforma tecnológica”, destaca Brandão.
O comandante da 3ª Região da Polícia Militar, coronel Jeferson Schmidt, frisa que Barra Velha foi selecionada para os testes iniciais, em razão da consistente parceria com a Prefeitura. “Acreditamos que tem tudo para dar certo”.
Já o prefeito Douglas da Costa (PL) enfatiza seu apoio aos projetos que beneficiam a comunidade, especialmente no que diz respeito à segurança.