📸 Rafael Juncks / Rede Marazul
Tubulação de 30mm de abastecimento de água se rompeu na Rua Lauro Antunes Ramos, no centro de Barra Velha, e causou prejuízos aos moradores próximos por volta das 4h20m da manhã desta terça-feira (26). A força da água que descia a rua próxima a reservatórios da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan), deixou um rastro de destruição, levando água e lama para as residências das proximidades.
A região é residencial e tem várias casas fechadas, em ao menos três os moradores estavam no momento do rompimento e registraram mais estragos. O morador Wilmar Maffezzolli acordou com o estrondo do muro sendo derrubado pela força da água entre a casa dele e a do vizinho. O andar térreo da casa acumulou uma camada de lama e areia, e o nível que a água atingiu marcou as paredes.
“Foi um susto enorme, primeiro pensei que fosse chuva. Mas pela janela do quarto vi que havia caído o muro da residência e muita água entrava para o meu terreno. Desci as escadas e já estava tudo alagado”,- relatou o morador à Rede Marazul, pouco antes de receber uma equipe da Casan para iniciar o recolhimento da areia acumulada na entrada de casa e dos destroços do muro.
O chefe da agência da Casan de Barra Velha, Luciano Mendonça, esteve no local ainda pela manhã atendendo aos moradores atingidos e orientando sobre ressarcimentos. Os estragos serão avaliados por um engenheiro civil da Companhia e os moradores deverão ser indenizados de acordo com os prejuízos avaliados.
Mendonça informou que, devido ao início da temporada de verão, a estação de tratamento passou a operar ininterruptamente 24 horas por dia e o volume e pressão d’água está maior para atender todo o consumo na cidade.
O rompimento da rede de distribuição afetou o abastecimento do centro de Barra Velha, além dos bairros Icaraí e Quinta dos Açorianos, somando cerca de 8.000 unidades atendidas. A Casan informa que o restabelecimento se dará de forma gradual a partir das 15h, com previsão de normalização do fornecimento de água até às 23h desta terça (26).
Fissura no asfalto
O Corpo de Bombeiros Militares de Barra Velha atendeu a ocorrência por volta das 5h15 da manhã. A guarnição em atendimento chegou ao local já com o reservatório do rompimento fechado e com uma equipe da Casan em atendimento aos moradores.
“Foi verificado que um cano da empresa havia se rompido na rua e escoou para as residências próximas, pela rua e por baixo das calçadas criando uma fissura e saliência no asfalto, afetando principalmente a casa a qual teve queda parcial do muro lateral e no seu interior nos cômodos tinha cerca de 5cm de água. A rua foi isolada e os moradores próximos do local foram orientados”, indicaram os bombeiros, em nota. (Rafael Juncks).