O adolescente de 15 anos de idade que perdeu a vida nesta segunda-feira de Natal (25), durante colisão entre duas motos em Alto Canoas, em Luiz Alves é o estudante Emanoel Martins dos Santos, que morou em Barra Velha e foi aluno da Escola Municipal Professora Judite Bernardina Aguiar, de Medeiros, interior do Município.
A notícia da morte enlutou professores e comunidade em geral. As professoras Vanderleia Cunha, Ozedir Pereira e Olga Luçolli da Silva, entre outras, manifestaram seu pesar nas redes sociais, assim como a secretária de Educação de Barra Velha, Nilceia Tomaz, e da ex-primeira-dama Oleias Nogaroli, além das moradoras Clara Valdrich e Marlene Reinert, entre outros.
A batida ocorreu na Rua Leopoldo Shoepping, e também feriu outro motociclista, C. S., de 25 anos. Os bombeiros deslocaram-se para Alto Canoas assim que liberaram uma vítima anterior para o atendimento médico, e solicitaram a presença da aeronave Arcanjo 03, em virtude da distância onde a batida aconteceu, e das ruas sinuosas do interior luiz-alvense.
Ao chegar no local, a guarnição se deparou com C. S. com escoriações em diversas partes do corpo, mas consciente, orientado e com sinais vitais normais. Ele recebeu soro e foi levado para o Hospital de Luiz Alves.
Já Emanuel foi encontrado já sem sinais vitais. A vítima estava sem capacete, embora testemunhas informaram que na hora da colisão, ele estava usando o equipamento. Emanuel pilotava uma Honda CG no momento da batida, e foi atendido inicialmente por um técnico de enfermagem que passava no local, e se valeu de massagens cardiorrespiratórias visando ressuscitar o rapaz, sem sucesso.
Os bombeiros assumiram o atendimento, e constatam que Emanuel sofreu afundamento de crânio e sangramento nasal. A equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) foi chamada para fazer o laudo acerca do acidente. As circunstâncias da colisão entre as motos não foram detalhadas.
Emanuel passou por um velório breve na comunidade de São João Bosco, em Alto Canoas. Seu corpo foi levado para Inácio Martins, no Paraná, onde tem familiares. Uma triste curiosidade: Inácio Martins é a cidade onde faleceu outro estudante que passou por Barra Velha: Felipe Daniel da Silva, também de 15 anos, falecido há uma semana, ao se afogar num riacho do interior da cidade.
