📸 Breno Esaki/Agência Saúde
Barra Velha deu passo significativo em direção à implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O secretário de Saúde, Rogério Pinheiro, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (6) com Ricardo Bim, diretor de habilitação e qualificação do Samu, e com Dionizio Cézar Medeiros, diretor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), com o objetivo de credenciar o município para receber uma unidade do Samu.
O serviço móvel de urgência é uma peça fundamental para a melhoria dos atendimentos emergenciais na cidade. A intenção é garantir um atendimento ágil às vítimas, com a possibilidade de envio de médicos conforme a gravidade do caso. Por meio de uma central de regulação, as unidades móveis são despachadas para o atendimento do paciente, otimizando a resposta em situações críticas.
“Saímos daqui com a certeza de que, em pouco tempo, nossa cidade estará autorizada a implementar a infraestrutura necessária para receber o Samu”, afirmou Rogério. Ele acrescentou que já há um espaço definido para a instalação da unidade, que seria no prédio onde está localizado o Pronto Atendimento (PA 24) de Barra Velha. “Já desocupamos um espaço para abrigar o Samu”, complementou o secretário.
