Warning: Undefined array key "mode" in /home/u726249741/domains/marazulnews.com.br/public_html/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13
Grupo especializado em furtos de caminhonetes de luxo com valores de mercado acima de R$ 300 mil acabou na tranca e teve a quadrilha desarticulada por operação da Polícia Civil em Barra Velha nesta terça-feira (59). Um dos bandidos acabou preso e outros quatro identificados.
A quadrilha tem ramificações também em Balneário Camboriú, e os veículos eram levados para quadrilhas do Paraguai, a fim de serem desmontados no país vizinho. A operação conseguiu colocar na tranca um dos líderes da organização criminosa, que acabou preso de acordo com a informação do delegado Diego Azevedo, que integra a Diretoria Estadual de Investigações Criminais, a DEIC.
A quadrilha efetuava a adulteração e transporte dos carros de luxo para encaminhá-los até os desmanches do Paraguai e também para outros estados do Brasil – veículos que acabavam na mão de outras quadrilhas, e utilizados no contrabando de carros, armas e também drogas.
O delegado Diego Azevedo detalhou que entre o ano passado e este ano, pelo menos dez caminhonetes acabaram furtadas, parte delas adulteradas em outra cidade. Em Balneário Piçarras, no ano de 2021, houve uma sequência de furtos e roubos de caminhonetes, especialmente do modelo Hilux.
No modus operandi, em geral, os criminosos utilizavam módulos tecnológicos, decodificavam, ligavam os veículos e, em geral, furtavam os modelos mais novos. A operação policial cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Barra Velha.
Houve uma das pessoas, os líderes do grupo preso, especialista no furto deste tipo de caminhonete. Ele já tinha passagem policial por tráfico de drogas e também por roubo de veículos, e responde a ações penais por furto.
Além deste indivíduo preso, outros quatro acabaram identificados na investigação. A operação da polícia segue buscando prender os demais integrantes da quadrilha. As caminhonetes furtadas, em sua maioria, foram recuperadas.