O Dia da Consciência Negra, celebrado nessa segunda-feira (20), foi marcado por diversas atividades durante a semana nas escolas municipais de São João do Itaperiú e também nos centros de Educação Infantil, as creches locais. As iniciativas buscaram refletir sobre a contribuição da cultura negra na sociedade local, e lutar contra a discriminação racial.
A escolha de 20 de novembro é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, homem negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade, e que foi morto nesse dia 20, no ano de 1695. Zumbi foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares. A data também é o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares.
Após estudar o assunto ao longo dos últimos meses, os alunos puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos a partir dos temas como importância da valorização da cultura afrodescendente e da luta contra o racismo.
Houve exposições de máscaras, confecção de instrumentos musicais, histórias apresentadas por desenhos, confecção da boneca abayomi, comidas típicas, dança africana, roda de capoeira, entre vários outros trabalhos desenvolvidos.


