Com o objetivo de fortalecer a colaboração para o desenvolvimento de projetos de caráter acadêmico, científico, tecnológico, social e cultural, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Centro de Neurociências de Havana (Cuba) assinaram, recentemente, um convênio marco.
A cooperação compreende desde a transferência de conhecimentos e experiências até atividades relacionadas à aprendizagem, extensão, investigação, gestão educacional e o intercâmbio de membros e estudantes das instituições.
O convênio foi assinado pelo diretor do centro, Mitchell Valdes Sosa, durante visita do pesquisador da Univali, Alejandro Rafael Garcia Ramirez, à sede da instituição. Atualmente, a Univali e o Centro de Neurociências de Havana já atuam em dois projetos de forma conjunta. Ambas as iniciativas visam promover a inovação e a pesquisa científica no campo da robótica, especialmente no contexto da saúde e do bem-estar.
Uma das ações é o projeto de Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, fomentado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O segundo projeto trata sobre Contribuições no Tratamento e Reabilitação de Afasia, sendo financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).