Um emocionante vídeo produzido para o programa Vereador Mirim da Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras mostrou, em pouco mais de três minutos, a importância de que alunos com deficiência sejam integrados à comunidade, interagindo com ela.
No caso de Balneário Piçarras, o vídeo, segundo a Escola Especial Deus Menino, da Apae local, é fruto da luta pela inclusão. O aluno Leandro José Bertol Polacoski, 30 anos, é quem compartilha seu mandato juntamente com outros parlamentares do ensino regular, aprendendo a importância de se ter representatividade desde cedo, e exercendo a legislatura junto dos demais.
“A representatividade no meio político reflete a diversidade de uma sociedade ao eleger líderes com diferentes experiências habilidades e e perspectivas garantimos que as necessidades de todos os cidadãos sejam consideradas”, observa o vídeo.
“Pessoas com deficiências enfrentam barreiras únicas em áreas como emprego, educação e transporte. Ao incluir líderes políticos com deficiências, é possível melhorar a qualidade de vida de todos”, acrescenta.
Na visão do Poder Legislativo atual, o programa Câmara Mirim é um espaço para promover a inclusão e representatividade, uma “mensagem poderosa para a sociedade”. Como exemplo dessa representatividade no meio político, o próprio aluno Leandro Polacoski, da Escola Especial Deus Menino, fala diretamente de seu espaço no Legislativo Mirim, representando os alunos especiais. Segundo ele, é muito importante ter um aluno da Apae na Câmara de Vereadores Mirins, devido à questão do empoderamento.
Gar