A rede de abastecimento de água de Navegantes permaneceu neste domingo (19) com baixa pressão, e o uso racional da água continua necessário. A informação é da Secretaria de Saneamento Básico (Sesan), que repassou informações do Semasa, de Itajaí, que atestou que o sistema de abastecimento de água potável para as duas cidades entrou em saturação por volta das 14h30 deste domingo.
A sobrecarga se deu ao excesso de turbidez do rio, que se acumula nos equipamentos das Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas. As constantes interrupções no funcionamento do sistema para limpeza de filtros e decantadores, somadas à demanda elevada no consumo, não estão permitindo a recuperação dos reservatórios.
A principal reservação de Itajaí, no São Roque, está em apenas 15% de sua capacidade, enquanto Arapongas registra 32%. Morro Cortado, Morro da Cruz e Cabeçudas permanecem vazios.
A turbidez no ponto de captação de água bruta no canal retificado do rio Itajaí-mirim começa a apresentar lenta redução neste domingo, mas ainda está mais de oito vezes acima do limite padrão para o funcionamento eficiente do sistema, que é de 100 ntu (unidades de turbidez).
A recomendação da Sesan é que os consumidores contribuam para o retorno ágil da normalidade evitando o uso de água tratada em lavações de fachadas, calçadas e veículos ou qualquer outra ação que possa ser adiada. E ainda, façam uso racional da água e evitem o desperdício.
O contato do plantão de atendimento e também para denúncia de vazamento é (47) 3185-2005.