Um contêiner caiu no rio Itajaí-Mirim e foi arrastado pela correnteza, afundando próximo à região do bairro Limoeiro, entre Itajaí e Brusque. A preocupação agora é a chance de atingir a barragem existente no bairro São Roque, em Itajaí.
Segundo a jornalista Laura Testoni, do DIARINHO, a distância entre os bairros é consideravelmente grande. Contudo, o Semasa, autarquia da água, diz que a dúvida é se o rio terá força na correnteza para arrastá-lo até a barragem. Se o acidente acontecer, pode provocar sérios danos na estrutura. Equipes estão tentando monitorar o contêiner, mas ainda não conseguiram localizá-lo.
O Semasa até pensou em fazer buscas pelo contêiner com o uso de barco, mas a vazão do rio é considerada fortíssima nesta manhã, o que impossibilita a navegação.
Abastecimento brecado
A turbidez do rio está muito alta, o que impossibilita a captação de água para tratamento e abastecimento das cidades de Itajaí e Navegantes. Com isso, a principal estação de tratamento, no bairro São Roque, foi paralisada às 8h30 de hoje.
Já os reservatórios baixaram consideravelmente em nível crítico. A orientação é para que os moradores economizem água. O Semasa atende 24 horas pelo fone 3344 9000 (WhatsApp e fixo), e ainda há os números 0800 645 0195 e 115.