O Mês da Consciência Negra segue com ações especiais desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neab), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus em Itajaí. A programação do Novembro Negro traz extensa programação de palestras, debates, atividades culturais e artísticas alusivas ao tema, até o próximo dia 29.
A programação conta com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi) e do Núcleo Afrodescendente Manoel Martins dos Passos. O projeto está vinculado ao Edital de Apoio a Programas e Projetos de Ensino da Pró-reitoria de Ensino do IFSC.
A comunidade interna e externa pode participar, fazendo sua inscrição por meio dos links de cada atividade. Dos dias 20 a 30, está confirmada apresentação e exposição de trabalhos afro-diaspóricos na Biblioteca Campus Itajaí do IFSC, e também no dia 20, das 12h30 às 13h25, o cinema Cineab IFSC – Itajaí exibirá o curta metragem “Ninguém nasce assim”, e haverá atividade interna direcionada aos/às estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, com certificado aos participantes.
23 de novembro
No dia 23, das 9h55 às 11h45, acontece a palestra “Histórico do Movimento Negro no Brasil desde a República”, com o professor José Bento Rosa da Silva – Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, atividade interna direcionada a s estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, com certificado aos participantes.
E das 12h30 às 13h30, Sarau artístico, musical e literário em comemoração ao mês da Consciência Negra, com a participação grupo de Canto Coral do IFSC Itajaí, regido pelo professor-músico Ubiratan Mattos, em parceria com a equipe da Biblioteca do Campus Itajaí, no hall de entrada em Itajaí. No mesmo dia, às 13h30, será exibido o o curta-metragem: “Deus” e haverá atividade interna direcionada a estudantes do curso de Engenharia Elétrica, com certificado aos participantes.
Também no dia 23, o Cineab IFSC Itajaí exibe e discute o mini-documentário: “Boa Esperança” do Emicida, no auditório do campus, e dia 29, a programação finaliza a partir das 9h55, com apresentação teatral do grupo “Quarto de Despejo”, em parceria com o grupo de canto Coral IFSC Itajaí, regido pelo professor-músico Ubiratan Mattos.
A peça apresenta as motivações que culminaram no surgimento do Movimento Negro Unificado no Brasil, que em 2023, completa 45 anos de existência e “resistência”, segundo os organizadores.
