Warning: Undefined array key "mode" in /home/u726249741/domains/marazulnews.com.br/public_html/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13
O anúncio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o desenvolvimento da vacina “Calixcoca” para tratar a dependência química em cocaína e derivados, como crack, foi recebido com entusiasmo pela comunidade científica, médicos e profissionais de saúde no Brasil. A vacina está em fase de testes e seu sucesso pode representar uma importante conquista no desafio global da saúde pública.
A vacina tem como objetivo enfrentar o desafio global da dependência química em cocaína e derivados, sendo testada em animais. Os resultados preliminares mostraram-se promissores, com a vacina brasileira demonstrando eficácia em bloquear moléculas da droga associadas ao vício.
Além disso, os testes feitos com a vacina indicam a possibilidade de proteger fetos de mulheres dependentes químicas. O projeto foi premiado com o Euro Health Innovation Awards, patrocinado pela Eurofarma, empresa farmacêutica global, recebendo um prêmio de 500 mil euros em reconhecimento aos resultados alcançados até o momento.