O projeto ArqInovaEscola, que leva a arquitetura para a sala de aula, é sucesso total na Escola Básica Municipal João Antônio Pinto, na localidade de Olaria, Praia de Armação, e já colhe frutos. Isso porque no próximo sábado, dia 28, os 70 alunos participantes do projeto, de 7º e 8º ano, irão reformar a biblioteca da escola após captação de recursos com o setor empresarial da região.
O projeto é uma idealização do arquiteto e urbanista, Gabriel Volpi, em parceria com a Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo. Com início no mês de agosto, as turmas desenvolveram práticas, ações e iniciativas ligadas a arquitetura, inovação, comunicação, inclusão social, tecnologia, liderança, integração, sustentabilidade e educação. Dentro da escola, o projeto escolhido foi a reforma da biblioteca, conforme explica a aluna Melissa Longen, de 13 anos.
“Escolhemos a biblioteca pensando em deixá-la mais atrativa, mais aconchegante. No nosso projeto colocamos grama sintética, pintura, iluminação e cortinas novas, além de jogo de dado. Estamos ansiosos para a reforma. Vai ficar lindo”, pontua.
Nesta quinta-feira (19), os empresários estiveram na escola para conferir de perto a atual e biblioteca, e com a ajuda de um óculos de realidade virtual, visualizaram o espaço após a reforma.
“Agradeço muito a Prefeitura pela parceria e aos empresários por acreditarem no projeto. Todos os desejos dos alunos foram contemplados com a ajuda deles, e eu agradeço de coração pela oportunidade. Esse projeto oportuniza aos alunos serem a mudança que querem ver no mundo e com certeza estamos no caminho certo”, destaca Gabriel.
A secretária de Educação, Thyrciane Santana, elogia a ação e diz que a mudança é nítida junto aos alunos em sala de aula. “Segundo a diretora Rita e a professora Iriana, o projeto trouxe mudança de comportamento em sala, de mais responsabilidade, liderança e disciplina. Esse projeto é um sucesso, além de ser um importante elo entre poder público, comunidade local e empresários da cidade”, finaliza.
“Escolhemos a biblioteca pensando em deixá-la mais atrativa, mais aconchegante. No nosso projeto colocamos grama sintética, pintura, iluminação e cortinas novas, além de jogo de dardo”, explica a aluna Melissa Longen, de 13 anos
Os apoiadores do projeto são: Serralheria Piçarras, Loja das Cores, Illumize, Bender, OX Empreendimentos, Cortiart, Calito Móveis e Eletrodomésticos, Pousada Pedra da Ilha, Calito Kids e AntiCupim Dedetizadora.