Um novo golpe que induz as vítimas a gravar em vídeo uma simulação de identificação biométrica está fazendo novas vítimas em Santa Catarina. A informação é do deputado estadual Sargento Lima (PL), que alertou sobre a situação em plenário da Assembleia Legislativa nesta semana, em Florianópolis, e pediu aos demais deputados que usem as redes sociais para alertar as pessoas mais velhas – alvos preferenciais da bandidagem.
A biometria, repassada pelas vítimas do golpe, em seguida é utilizada pelos golpistas para contrair empréstimos. “O golpe é o seguinte: alguém consegue o CPF das vítimas e lhes envia uma solicitação de cartão de banco; vão ligando aleatoriamente para as pessoas que recebem o cartão dizendo ‘você fez um empréstimo’. A pessoa responde ‘não fiz’. O golpista diz ‘OK, então preciso da sua identificação biométrica’. Aí se inicia o golpe. Conseguem fazer empréstimos volumosos”, descreveu Lima.
O deputado pediu também aos demais catarinenses que entrem em contato com seus pais e avós para instruírem eles sobre o risco de “entregar” a identificação biométrica para marginais. Os deputados estaduais Tiago Zilli (MDB) e Marquito (PSOL) apoiaram a iniciativa do representante de Joinville.
Foto Bruno Collaço / AL