A Prefeitura de Penha convocou reunião na tarde desta quarta-feira (4) do Grupo Integrado de Ação Coordenada (GRAC), visando alinhar estratégias durante o período chuvoso em todo o Estado. O grupo, composto pelas Secretarias Municipais, 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Penha, Bombeiros Voluntários e representantes da sociedade civil organizada, segue em monitoramento e seguindo os alertas da Defesa Civil de Santa Catarina, que aponta chuva para os próximos dias.
O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), reforça que todas as equipes estão mobilizadas caso necessário e preparadas para situações de emergência. “Caso necessário, já temos o Ginásio de Esportes que serviria de abrigo, com instalações de chuveiros e banheiros. Estamos alinhados com os demais órgãos de segurança e preparados para qualquer eventualidade”, pontua.
Até a manhã desta quarta-feira a cidade não registrou pontos de alagamento e todos os serviços públicos seguem em pleno funcionamento. As equipes seguem em monitoramento nas ruas, além do acompanhamento pelas mais de 200 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).
“Por consequência do trabalho forte feito em relação a drenagem, com mais de 100 mil tubos aplicados nos últimos anos, conseguimos superar as chuvas sem pontos críticos até o momento. Porém, seguimos em alerta, uma vez que a Defesa Civil do Estado aponta mais dias de chuvas”, finaliza.
Avisos e Alertas da Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência entrar em contato com os números 193 (Bombeiros Militar ou Bombeiros Voluntários). Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.
