Um casal barra-velhense – ambos bombeiros militares – acabou de estrear no universo da literatura infantil com um livro imprescindível para os dias atuais. O terceiro sargento Felipe Lucena Bittencourt e a bombeira Sara Bona desenvolveram o roteiro de “Um Estranho na Escola”, lançado pela editora Elsyum Rise, e que visa transformar a maneira como crianças entendem e respondem a possíveis ameaças, ensinando-as a proteger-se.
Escrito de maneira lúdica e acessível, Felipe pontua que o livro aborda tema de grande importância: a segurança escolar, visando equipar as crianças com as habilidades necessárias para lidar com um agressor ou invasor ativo na escola. Ricamente ilustrado e com e narrativa envolvente, o livro orienta os alunos nesse sentido.
“O objetivo é ensinar, de maneira sensível e respeitosa, que por mais assustadoras que essas situações possam ser, há sempre uma maneira de se manter seguro”, destaca o autor. Como recurso, o livro é voltado a pais e educadores.
Felipe Lucena ressaltou que sua trajetória na literatura começou com cinco publicações na área de emergência. “Às vésperas do lançamento de um livro sobre gerenciamento de acidentes com vítimas, discuti a crescente tendência de agressores em escolas, respaldado por minha pesquisa sobre o perfil desses agressores”, comentou.
“O trágico atentado em Blumenau ocorreu no dia seguinte. Minha paixão pela ilustração, combinada com expertise em emergências, impulsionou minha responsabilidade moral de criar esse livro”, completou. Sara colaborou com a revisão e o processo de edição.
Felipe atuou como ilustrador e frisa que se valeu de várias técnicas psicológicas para potencializar a memória e conexão com a mensagem. “Inspiramo-nos na narrativa da jornada do herói, pelo mitólogo Joseph Campbell e adotada por gigantes como Disney e Pixar. Ainda, aplicamos os 12 arquétipos de Jung, visando ter ressonância com nosso leitor”, pontua.
Parcerias com os Municípios
A editora que lançou a obra é de propriedade do casal, e Felipe, iniciativa que facilitou o processo de publicação. “Um Estranho na Escola” está disponível para compra no site da editora. Junto de Sara, o escritor agora busca alianças com prefeituras para difundir o livro nas escolas.
Felipe ainda reforça que o livro transcende a mensagem sobre como se proteger de um invasor. “O agressor não é o único problema; sua identificação e assistência adequada são cruciais. Muitos estão à beira de tornar-se agressores, mas podem mudar com intervenção adequada. Minha experiência como socorrista está refletida orientando sobre prevenção e mitigação”, finaliza.
Felipe e Sara oferecem ainda um curso virtual, visando capacitar multiplicadores para disseminar o conhecimento do livro. Esta formação está disponível para prefeituras e instituições educacionais. “Um Invasor na Escola’ possui 148 páginas ilustradas, no formato 16×23, custa R$ 89,90 e está em sua 1ª edição. As informações são do jornal Diário do Litoral, o DIARINHO.







