O presidente da Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú, Edson Goldacker Junkes (MDB), manifestou-se nesta tarde de quinta-feira (28), repudiando as falas agressivas do secretário de Administração Osair Antônio Souza (PL), e que resultou na anunciada exoneração dele da titularidade da pasta. Osair atacou gravemente num grupo de whatsapp a agora ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e os ataques acabaram descobertos e denunciados por um portal de notícias, gerando repercussão nacional.
“As declarações são extremamente preocupantes e condenáveis”, considerou o presidente da Câmara, frisando que embora pessoais, as falas de Osair, por ser secretário do Município, também reprsentou “a administração pública local”, o que tornou as falas “ainda mais repreensíveis”.
O “Poder Legislativo, enquanto órgão representativo do povo e defensor dos princípios democráticos, repudia veementemente qualquer forma de discurso de ódio, incitação à violência e desrespeito às instituições democráticas”, completou, defendendo a existência de um “ambiente político saudável” (confira nota na íntegra abaixo).
“Estrupada pelo diabo”
Osair publicou no início desta semana, em rede social de um grupo de políticos locais chamado “À Direita”, que a ministra é “uma puta (que) vai ser eternamente estrupada (SIC) pelo diabo no inferno”.
A informação foi denunciada no portal de notícias Diário do Centro do Mundo, de conteúdo progressista, e já na quarta-feira, gerou reação de repúdio por parte do prefeito Clezio. Osair, filiado ao PL, disse também que “se ganhasse na loteria, não ficava um vivo nesse STF. Iriam os onze pro pau”. E finalizou dizendo que “gastaria tudo pra pagar um drone pra explodir aquela merda toda lá, no tal do poder judiciário. Mataria uns inocentes, mas não faria mau (SIC), morreriam por uma boa causa”.
O portal DCM reproduziu as mensagens do secretário municipal. O motivo da ira de Osair, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro – foi o recente voto da ministra Weber, pela descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.
Junto com sua mensagem, Osair anexou montagem em vídeo trazendo uma fake news, a de que o voto da ministra Rosa teria sido responsável por liberar supostas técnicas de aborto realizadas durante os oitavo e nono mês de gestação – nenhuma delas confirmada.
NOTA DO PODER LEGISLATIVO
SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ
As declarações atribuídas ao Secretário Municipal de Administração, Osair Antônio de Souza, são extremamente preocupantes e condenáveis. O Poder Legislativo, enquanto órgão representativo do povo e defensor dos princípios democráticos, repudia veementemente qualquer forma de discurso de ódio, incitação à violência e desrespeito às instituições democráticas.
Entendo que a liberdade de expressão é um direito fundamental, mas este direito não pode ser utilizado como justificativa para ameaçar ou difamar indivíduos, muito menos para incitar a violência contra instituições que são pilares de nossa democracia.
Reforço o compromisso do Poder Legislativo Municipal com o respeito às instituições democráticas e ao Estado de Direito. É fundamental que todos os cidadãos, especialmente aqueles que ocupam cargos públicos, ajam com responsabilidade e ética em suas manifestações públicas e privadas.
É preocupante que alguém ocupando um cargo público tenha proferido tais palavras, o que demanda uma séria reflexão sobre a responsabilidade que carregamos ao servir nossa comunidade. O Secretário, ao fazer tais declarações em uma rede social, representa não apenas a si mesmo, mas também a administração pública local, o que torna essas declarações ainda mais repreensíveis.
Em relação às ações a serem tomadas, cabe ao Chefe do Poder Executivo municipal avaliar as medidas administrativas cabíveis em relação ao Secretário.
Como Poder Legislativo, estaremos atentos ao desenrolar dos acontecimentos e à garantia de que os princípios democráticos e a ordem legal sejam mantidos.
Nosso compromisso é com a promoção de um ambiente político saudável, o respeito às diferenças de opinião e a construção de uma sociedade em que o diálogo e a tolerância prevaleçam.
Atenciosamente,
Edson Goldacker Junkes
Presidente da Câmara de Vereadores
Município de São João do Itaperiú


