O subtenente Evandro Rodrigues, de Barra Velha, apareceu num vídeo no momento em que rolou a maior saia justa entre apoiadores de Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e a Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
Evandro é bombeiro militar e também tradicionalista gaúcho. Ele tem excelente locução, assessora sua corporação na divulgação de ocorrências – inclusive na Rede Marazul – e estava narrando o cerimonial do Acampamento Farroupilha, de Balneário Camboriú, quando Jair Renan apareceu e acabou barrado de subir ao palco e de ser citado nesta festa gauchesca, que encerrou no domingo (24) e recebeu mais de 100 mil pessoas desde 15 de setembro.
A situação tensa aconteceu neste fim de semana, no encerramento do evento, quando a presidente da Fundação Cultural, Denize Leite, não autorizou a citação por Evandro, cerimonialista na ocasião. Jair Renan, o conhecido “zero quatro”, estava presente na festa. O pedido foi feito pelo empresário Emílio Dalçóquio, que subiu ao palco para informar que “o filho do Bolsonaro tá aqui”.
Denize respondeu a Emílio que Jair Renan não seria citado. O empresário questiona a decisão, começa um impasse, com o subtenente no meio, entre Denize e Dalçóquio. “Nós não vamos autorizar. Eu que sou a presidente da Fundação Cultural”, diz Denize.
Emílio, apoiador de primeira hora de Renan e líder da extrema direita catarinense, ainda insiste, mas a presidente reforça que não haverá citação e pede pra que o cerimonial siga com o protocolo, que já tinha iniciado, com algumas autoridades mencionadas. No vídeo, divulgado pelo portal Click Camboriú, Emílio chega a tocar as mãos nas costas de Evandro, enquanto fala com a presidente da Fundação, que seguiu firme na decisão de não anunciar o nome do “zero quatro”.
O subtenente não se abalou com o problema gerado por Emílio – seguiu com sua função, e cumpriu a ordem de Denize, continuando com o cerimonial sem se abalar.
Mas Jair Renan chegou a subir ao palco gaúcho junto com outras autoridades e políticos – enrolado em uma bandeira do Brasil, cumprimentou o público e posou para fotos com apoiadores e visitantes. Pré-candidato a vereador nas eleições do ano que vem em Balneário Camboriú, Renan tem participado em outros eventos pelo Estado, geralmente acompanhado pelo empresário Emílio Dalçóquio.
(Com informações do Diário do Litoral e Rede Marazul).