O historiador Eduardo Bueno, o Peninha, que revelou ter recebido 286 ameaças de morte por parte de extremistas de direita, já está em Barra Velha para participar do 2º Encontro de Esclarecimento Histórico e Arqueológico do Caminho do Peabiru (formação para historiadores, educadores e comunidade em geral que marca os 500 anos da passagem de Aleixo Garcia no Vale do Rio Itapocu), e que acontece no Plenário Getúlio Bittencourt, na Câmara de Vereadores de Barra Velha.
Peninha é um dos mais conhecidos historiadores da América Latina, e sua produção de conhecimento é marcada pela irreverência. Seu canal – “Buenas Ideias” – no Youtube já soma mais de 1 milhão e 300 mil inscritos, com milhares de visualizações. Peninha é um dos historiadores “pop” do Brasil, responsável por popularizar o ensino de história.
É também é autor da Coleção Brasilis, além das obras “Grêmio – Nada Pode Ser Maior”, “Avenida Rio Branco”, “Passado a Limpo”, “Mamonas Assassinas – Blá, Blá, Blá: a Biografia Autorizada”, além dos livros: “Caixa – uma História Brasileira”, “À Sua Saúde – a Vigilância Sanitária na História do Brasil”.
Eduardo possui forte tom crítico em relação à esquerda no Brasil, mas também enfrentamento com a extrema direita. O tom crítico aos adeptos do bolsonarismo, segundo ele próprio, rendeu 286 ameaças de morte desde a ascensão de Jair Bolsonaro (PL) ao poder. “A sorte é que eles são covardes e mentirosos”, brinca Peninha, acerca destas ameaças.
Sobre o 2º Encontro
O principal objetivo do evento de estudo do Caminho do Peabiru é criar ambiente propício para a interação e colaboração entre profissionais renomados das áreas de educação, cultura e turismo, juntamente com pesquisadores de destaque.
Além de Peninha, outros pesquisadores importantes marcarão presença na atividade de estudos, como a jornalista e escritora Rosana Bond, pesquisadora da trajetória de Aleixo Garcia, e também Fábio Nunes, autor da “Historiografia do Caminho do Peabiru no Rio Itapocu”.
Durante o evento em Barra Velha, serão explorados tópicos relevantes e tendências emergentes com o intuito de fomentar discussões enriquecedoras, compartilhamento de conhecimento avançado e o desenvolvimento de novas perspectivas para impulsionar o progresso e o conhecimento.
Outros destaques da programação serão a apresentação do filme premiado “De Meiembipe a Chuquisaca: a Descoberta do Império Inca”, e presençta de Werá Tupã, liderança indígena guarani. O evento é uma promoção da Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), com apoio da Escola de Gestão dos Municípios (EGEM),
Programação
15/09 Sexta-feira:
08h30min – Recepção com café de boas-vindas
09h – Abertura Oficial – Hino Nacional com integrantes da Escola de Música Jazz Band Elite. Apresentação do Coral Jazz Band Elite com regência de Professor Paulo Wolodozelik com tema indígena.
09h30 – Apresentação do Deputado Marquito, presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC
10h – Palestra “Quem foi Aleixo Garcia?” – Jornalista e Escritora Rosana Bond
10h40 – Historiografia do Caminho do Peabiru no Rio Itapocu – Pesquisador Fabio K. Nunes
11h40 – Vídeo Região Turística Vale dos Encantos – Santa Catarina (5 min)
12h – Intervalo para o almoço.
13h – Apresentação do filme premiado: “de Meiembipe a Chuquisaca: a Descoberta do Império Inca”.
13h30 – Apresentação Cultural Integrativa.
14h – Liderança Guarani Leonardo Werá Tupã.
14h30 – Montanhista Henrique Paulo Schmidlin (Vitamina) e Geólogo Geraldo Barfknecht
15h – Palestra com Escritor e Jornalista Eduardo Bueno (Buenas Ideias)
15h45 – Roda de Conversa: Eduardo Bueno, Rosana Bond, Leonardo Werá Tupã, Dr. José Alberto Barbosa
16h45 – Documentário Gilmar Moretti (40min)
17h35 – Café e encerramento
16/09 Sábado – Saída a campo:
Condutor: Fabio K. Nunes
Percurso: Barra Velha, São João do Itaperiú, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Corupá.

Peninha, à direita, com o professor Juliano Bernardes, de Barra Velha / Divulgação