Alunos que integram o Programa Protetor Ambiental, iniciativa da Polícia Militar Ambiental em Balneário Piçarras, tiveram uma tarde de muito aprendizado na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Armação do Itapocoróy, Penha. A visita foi na quarta-feira (22).
Os adolescentes de 12 a 15 anos participaram da Educação Ambiental ministrada pela técnica de projetos Tissiane Becher, e a bióloga Thamires Pires de Pontes. Além de conhecerem o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), eles aprenderam sobre as principais características de aves, répteis e mamíferos marinhos através dos exemplares anatômicos.
A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali é uma das instituições do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos. O programa é desenvolvido desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), e dividido em 15 trechos. A Univali monitora o trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos.


