O DNIT lançou nesta quinta-feira o edital para a construção do contorno ferroviário de São Francisco do Sul. As obras de implantação do ramal de quase nove quilômetros de extensão vão acompanhar o novo traçado da BR-280, deixando de cruzar, em grande parte, do perímetro urbano da cidade. A previsão é de início das obras em 2024, com conclusão em 2027. O contorno de Joinville ainda não tem previsão de retomada.
As obras do contorno de São Francisco (assim como de Joinville) estão paradas desde 2011, para revisão de projeto. Em torno de 10% dos trabalhos foram executados. O novo traçado teve primeiro pedido em 2002, por meio de ofício da prefeitura. O projeto inicial elaborado em 2005. A ferrovia é utilizada para o transporte de grãos, embarcados no porto.
Desta vez, a contratação será semi-integrada, com a empresa vencedora da licitação responsável pelo projeto e execução de obras. O DNIT destacou o formato como modelo inédito entre as licitações do departamento. O orçamento da União desde ano prevê R$ 54 milhões para o contorno, montante suficiente para o início dos trabalhos.
O contorno ferroviário de Joinville, também parado desde 2011, não tem previsão ainda de retomada. Há necessidade de contratação de projeto, entre outras etapas. Não há previsão de recursos no orçamento da União. Houve mobilização para inclusão da obra na renovação da concessão da Malha Sul, mas ainda sem definições.