O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), sancionou na manhã desta quarta-feira (16), o Projeto de Lei do Executivo que autoriza o convênio com o Estado de Santa Catarina para garantir a guarda armada nas instituições da rede municipal de ensino de Penha – Programa Escola Mais Segura, com a contratação de policiais militares inativos para fazer a segurança das escolas.
Segundo Aquiles da Costa, a ideia é contratar 25 agentes.
“Queremos viabilizar a contratação dos agentes designados para o corpo temporário de inativos da segurança (CTISP), em conformidade com as leis que instituem o programa. Desta forma, traremos mais segurança a toda a comunidade escolar”, pontua.
O próximo passo é uma reunião da Prefeitura com o capitão Fabricio Neves Murer, da Polícia Militar de Santa Catarina em Penha, visando a definição dos policiais disponíveis para exercer a função nas unidades escolares.
Guarda armada, tecnologia e inovação
Além da guarda armada, o município de Penha já conta com rondas diárias do veículo denominado UrbaniiView, com tecnologia exclusiva com câmera 360° de monitoramento integrada com Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). Além disso, as escolas já começaram recebem câmeras de monitoramento, totens com câmeras e botões de pânico. A empresa Urbanii possui canal de comunicação exclusivo diário com todas as unidades de ensino.