O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, publicou uma nota de repúdio após assistir ao vídeo “Antipatriotas”, do comediante Tiago Santineli, divulgado no último domingo. O vídeo tem cerca de seis minutos e mostra um sósia de Hang espancado até a morte com golpes de taco de beisebol. A cena é uma espécie de trailer para um show de humor de Santineli, que critica a ação de bolsonaristas logo após as eleições de 2022.
“Nosso negócio é descer a porrada na cabeça de patriota”, fala Tiago no início do vídeo, que tem quase 600 mil visualizações. Tiago e outros atores interrogam e batem com um taco de beisebol em “patriotas”. Um sósia de Hang, vestido com um terninho verde e amarelo, muito usado pelo empresário catarinense nos quatro anos do governo de Jair Bolsonaro (PL), é trazido à cena e passa a ser interrogado pelo humorista.
Como o empresário se nega a responder às perguntas, é morto a golpes de taco de beisebol por um outro personagem. Em reportagem da jornalista Franciele Marcon, do DIARINHO, de Itajaí, Hang considerou o vídeo a apologia ao crime, incitação à violência e ameaças.
“Costumo sempre dizer que podemos ser concorrentes de ideias, mas jamais inimigos pessoais. É muito triste ver pessoas se utilizando de meios violentos para impor pensamentos. Podemos, sim, discutir ideias para melhorar o país, manifestar nossas opiniões, mas não destilar ódio com cruéis incitações ao crime e graves ameaças de morte”, diz o empresário. Apesar de lamentar o vídeo, o empresário Luciano Hang não entrou com nenhuma ação judicial contra o humorista.