Antes de retornar às salas de aula, professores da rede municipal de São João do Itaperiú participaram de formações pedagógicas complementares com pautas como a diversidade étnico-racial, afetividade e emoções. A iniciativa da Secretaria de Educação da Prefeitura, junto com as orientadoras Márcia Cardoso e Nara Fabiola da Silva, reuniu professores do pré ao 5º ano nesta segunda-feira (31). As aulas das escolas municipais retornaram terça-feira, dia 1º.
Na primeira roda de conversa, sob tutela da psicóloga Dian Kelly Mohr, os professores puderam refletir sobre o impacto da afetividade na aprendizagem e discutir boas práticas pedagógicas que contemplam o diálogo como base da relação entre o professor e o aluno. A secretária de Educação, Eliane Galvão, destaca que o convívio mútuo de carinho e cumplicidade pode gerar resultados mais satisfatórios dentro da sala de aula e em todos os âmbitos da vida.
Já no período da tarde a pauta foi a diversidade étnico-racial e as abordagens adequadas para impedir que a escola seja um ambiente de bullying ou racismo. Alessandra Cristina Bernardino é assistente técnica pedagógica da Secretaria de Estado da Educação e articuladora de comunidades remanescentes Quilombolas da região de Joinville. A especialista detalhou questões históricas e culturais do povo afro e indígena que influenciaram a colonização dos povos da região.
“É de extrema importância que nossos professores saibam enfrentar o racismo em sala de aula e também que evitem práticas que, inconscientemente, ferem a existência de qualquer raça,” pontou Eliane.