Em breve, os jovens de Jaraguá do Sul e da região do Vale do Itapocu terão a oportunidade de participar de oficinas de cinema. O projeto é um dos 43 beneficiados pelo edital de chamamento público 003/2021 do Fundo para Infância e Adolescência de Santa Catarina (FIA/SC) numa parceria da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/SC). Para a oficina, a Sociedade Cultura Artística, entidade que inscreveu o projeto recebeu R$ 199.985,00.
“Projetos como esse são importantes porque são baseados no Estatuto da Criança e do adolescente e permitem o desenvolvimento de crianças e adolescentes em Santa Catarina”, comenta a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann.
A Oficina de Cinema é um projeto de inclusão artístico-cultural e de formação em audiovisual. Participarão 75 jovens de 13 a 18 anos que terão aulas semanais durante 10 meses. Na fase final haverá uma exibição de filmes aberta ao público com os trabalhos realizados durante o curso. Todo material será disponibilizado na internet, no canal da SCAR no Youtube com intérprete de Libras.
A secretária ainda ressaltou que em breve a SAS deve lançar um novo edital do FIA para a destinação de recursos e que as entidades já podem pensar em projetos para inscrever. “Temos um valor alto em conta e queremos que esse dinheiro realmente seja utilizado em prol de projetos que beneficiem nossas crianças e adolescentes catarinenses”, disse. Além de Jaraguá do Sul, o Vale do Itapocu compreende ainda as cidades de São João do Itaperiú, Barra Velha, Massaranduba, Schroeder, Guaramirim e Corupá.