A bananicultura de Barra Velha sofreu um significativo impacto causado pelo recente ciclone que assolou a região. A Secretaria de Agricultura, representada pelo diretor Nilo Irineu Bernardo, e a Epagri, por meio do extensionista Ricardo Grejianin, realizaram um levantamento nas propriedades produtoras de banana e constataram perdas expressivas.
Os bairros mais afetados pela destruição foram Medeiros, Rio Novo e Rio do Peixe, onde diversas propriedades rurais tiveram seus bananais derrubados e a produção gravemente prejudicada. Cerca de 300 hectares foram atingidos, resultando em um prejuízo estimado em R$ 11 milhões.
Com o intuito de orientar os agricultores, a Secretaria de Agricultura ressalta a importância do registro fotográfico detalhado dos danos causados pelo ciclone. As imagens serão utilizadas para comprovar a extensão dos prejuízos sofridos pelos produtores rurais e subsidiar ações de apoio.
A Secretaria de Agricultura informa que as instituições bancárias, cooperativas e bancos oficiais, dispõem de recursos via Pronaf que poderão auxiliar na recuperação das lavouras afetadas.
Nilo Irineu Bernardo destaca a importância de que todos os produtores rurais atingidos pelo ciclone registrarem os danos em imagens o mais rápido possível. Essas informações serão fundamentais para implementação de medidas de apoio.