Selecione uma das opções:

Secretaria de saúde de Barra Velha detalha diferenças no transporte de urgências e emergências

Branca ou Vermelha? Descubra qual ambulância atende a sua emergência


12 de julho de 2023 por
Compartilhe:

A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha esclarece nesta quarta-feira 12, as diferenças entre o serviço prestado pelas ambulâncias do Pronto Atendimento e as ambulâncias utilizadas pelo corpo de bombeiros Militar e Voluntário.

A grande quantidade de dúvidas envolvendo o transporte de urgência e emergência no município, feito pelas ambulâncias do Pronto Atendimento (PA 24hs) e dos bombeiros Militar e Voluntário torna necessária uma explicação detalhada de qual veículo atende cada caso.

De acordo com o secretário de saúde Rogério Pinheiro, “esse questionamento é diário e preocupa a gestão pois envolve situações de risco para nossa população.”

📰 LEIA TAMBÉM:

No PA 24hs a ambulância usada é a branca, responsável pelo transporte de pacientes com quadro clínico estável, sem ameaça à vida. Segundo o responsável técnico do PA, Sergio Luiz Bonassa, “a ambulância do PA serve para fazer a transferência de pacientes até os hospitais de referência e para buscar munícipes internados nesses hospitais, após a autorização da alta médica”.

Bonassa ressalta que nos casos de alta, o setor segue o protocolo municipal. Neste, o setor tem o prazo de até quatro horas para atender a solicitação, sendo que o pedido deve ser feito por contato prévio entre a assistente social do hospital e o PA24hs. .

Nas transferências com necessidade de suporte médico permanente e imediato o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é acionado. “Contamos com o apoio do SAMU de Jaraguá do Sul, que é nossa cidade de referência. Casos extremos como o de pessoas que precisam estar em uma Unidade de Tratamento Intensivo – UTI móvel são exemplos desse serviço”, explica Sérgio.

Ao todo, Barra Velha conta com 05 ambulâncias. Destas, 03 são de uso do Tratamento Fora de Domicílio – TFD e duas são do PA, uma adquirida pela atual gestão municipal e outra recebida por doação do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan.

O secretário Rogério Pinheiro ressalta que, “quando há algum problema com as ambulâncias do PA, ou elas já estão em rota, remanejamos do TFD para atender a demanda”.

Barra Velha possui duas corporações de bombeiros: a Militar, instituição da administração pública estadual, e a Voluntária, organização mantida por doações da comunidade, feitas na conta de luz e apoio do governo municipal, por meio do recebimento de 12 mil reais mensais, ofertados em convênio firmado. Nestas, o atendimento é feito com a ambulância vermelha.

O Corpo de Bombeiros Voluntários pode ser chamado pelo número 156 e oferece suporte básico de vida e resgate.

O subcomandante da corporação no município, Thiago Fernandes, destaca exemplos práticos do atendimento: “O Bombeiro Voluntário presta socorro aos acidentes de trânsito, emergências e urgências clínicas, traumas no corpo e psiquiátricos”.

“Atendemos pacientes com cólica renal, ou suspeita de infarto, gestantes em trabalho de parto, queda de altura ou de bicicleta”, aponta Fernandes.

No Corpo de Bombeiros Militar (193) ou Auto Socorro de Urgência (ASU), o objetivo é fornecer assistência pré-hospitalar.

O sargento Leonardo Schafhauser, fala de como é o trabalho dos socorristas: “Eles podem realizar procedimentos como imobilização de fraturas, controle de hemorragias, suporte respiratório e até mesmo reanimação cardíaca, se necessário”, indica Schafhauser.

Como exemplo das atividades executadas pelo órgão, o sargento cita a atuação da equipe em acidentes de trânsito:: “Ao chegar ao local do acidente, a equipe da ambulância avalia a gravidade dos ferimentos dos envolvidos e inicia os primeiros socorros”, complementa.

Na prática são poucas as diferenças entre o serviço oferecido pelas duas instituições, Voluntária e Militar. Para o sargento Schafhauser: “O que pode ocorrer, devido a serem instituições distintas, são os diferentes protocolos a serem seguidos no atendimento pré hospitalar.”

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x