Um recurso terapêutico para tratar a ansiedade foi lançado pela docente dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Juliana Vieira Almeida Silva.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o distúrbio atinge 9,3% da população brasileira. A ansiedade corresponde a um sentimento de tensão, medo e preocupação e, até certo ponto, é considerada normal. A partir do momento em que esse sentimento torna-se excessivo passa a ser classificado como uma doença psicológica, conhecida como transtorno de ansiedade.
“Quando o medo e a preocupação são constantes, esse sentimento passa a ser perturbador e chega a limitar a pessoa, atrapalhando até mesmo as suas atividades cotidianas. O Alerta Vermelho é um recurso para auxiliar na identificação de sintomas, situações e estratégias de enfrentamento relacionados à ansiedade, para que medidas sejam tomadas na direção do retorno ao bem-estar”, explica a professora.
O material é composto por 30 cartas sinais, 50 cartas situações e 30 cartas estratégias. O recurso é recomendado para maiores de 14 anos e pode ser usado de forma individual ou em terapias de grupo.
As cartas apresentam situações habituais como falar em público e finalizar um trabalho. O recurso pode ser utilizado tanto para coletar informações dos sintomas de ansiedade quanto para o planejamento da intervenção a ser realizada com o paciente.
“O objetivo do material é entender junto com o paciente onde e como a ansiedade se manifesta e o que ele pode fazer para enfrentar o medo de forma saudável e produtiva, pra que ele não sofra desnecessariamente. Compreender os sinais corporais e criar estratégias de enfrentamento”, complementa.
O Alerta Vermelho foi elaborado em parceria com a egressa de Psicologia da Univali, Mayara Cristine Schmitz Pereira e com a egressa de Fonoaudiologia, Tais Milena Schmitz da Silva. O recurso está disponível no site www.terapiacriativa.com.br/alerta-vermelho.

