O Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) retomou os serviços relacionados à causa animal no município. Além das castrações e atendimentos em clínicas credenciadas, o serviço de resgate e atendimento veterinário de animais domésticos, domesticados e silvestres, vítimas de maus tratos ou de acidentes, bem como recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas ou em condições de maus tratos, também está disponível.
Para o serviço de resgate, o Grupo de Operação e Resgate (GOR) foi contratado pela Prefeitura e atuará também na fiscalização de maus tratos todos os dias, das 08h às 19h, exceto nos feriados nacionais. Depois de tratados em clínica veterinária, será disponibilizada a Casa de Passagem para os animais que não tem tutor.
As denúncias podem ser feitas via protocolo ou presencialmente no IMAP (Rua Duque de Caxias, 54 – Centro) e o GOR pode ser acionado através de ligações pelo contato (47) 9 99651-9961.
“Apenas os animais acidentados, vítima de maus tratos e doentes serão resgatados. Animais saudáveis não serão recolhidos neste primeiro momento”, explica o superintendente do IMAP, Everaldo Lourival Francisco.
“Esse é um serviço de extrema importância na cidade e que vai ao encontro da Lei Municipal 3.298/2022 que dispõe sobre a proteção, defesa e controle de animais domésticos no município de Penha, cria o Fundo do Bem-estar Animal”, acrescenta o presidente do IMAP.
O GOR também permanece aberto, de segunda a sábado, das 14h às 17h, com animais disponíveis para adoção. O GOR é localizado na Estrada Geral do Morro Alto, nº 539, bairro São Braz, em Balneário Piçarras.
Castrações e atendimento em clínicas credenciadas
O município também já realiza 150 castrações gratuitas por mês. Para realizar o cadastro do animal, basta comparecer até o IMAP, com o CPF, comprovante de residência e título de eleitor de Penha.
“Dentro de alguns dias entramos em contato para que a pessoa volte ao IMAP, pegue a autorização e compareça na clínica para castrar”, pontua Everaldo.
Além das castrações, também há duas clínicas conveniadas para atendimentos veterinários gratuitos para população de baixa renda: Quatro Patas e Vida Pets. Os atendimentos serão divididos de duas formas: para animais com tutores de baixa renda e animais de rua.
“São feitos 10 atendimentos por mês para os animais com tutores de baixa renda, ofertando tudo o que for necessário: consulta, cirurgia e medicamentos. Lembrando que são para casos mais graves, aqueles animais que precisam urgentemente do atendimento. Para os animais de rua, não temos limite de atendimento”, finaliza.
Para realizar o atendimento em uma das clínicas, basta comparecer até o IMAP, e é concedida a autorização, conforme a urgência do caso.