Foto: Portal Passarinhando / Ilustrativa
Santa Catarina registrou o primeiro caso de Gripe Aviária em ave silvestre da espécie trinta-réis-real (Thalasseus maximus). As informações foram divulgadas na terça-feira (26), pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, a Cidasc. Por conta dessa notícia, a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali em Armação do Itapocoróy, em Penha, reforçou o alerta e os cuidados que devem ser observados.
“As atividades desenvolvidas pelas equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) estão de acordo com os protocolos sanitários, mas na comunidade, as medidas de biossegurança servem para todos, e se deve evitar qualquer tipo de contato com aves silvestres”, reforçou a unidade, em nota no Instagram.
As equipes de Penha já estão seguindo protocolo específico para atuar em possíveis casos de influenza aviária na região, contribuindo para a sanidade animal e a segurança dos profissionais envolvidos. A Influenza Aviária, popularmente chamada de “gripe aviária”, é doença viral altamente contagiosa que atinge principalmente aves e mamíferos. Em humanos o índice de contágio é muito baixo e com riscos bem menores do que nos animais, porém é preciso manter cuidados para evitar a propagação do vírus.
Quem estiver na praia e avistar um animal debilitado, deve seguir orientações como manter distância dele, não tocar na ave e contatar o projeto de monitoramento de praias pelo fone 0800.642.3341. É importante fotografar o animal e enviar essa imagem para o endereço indicado pelo 0800.
A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali é uma das instituições do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).


