A obra de um prédio de 18 andares foi interditada pela justiça após um vizinho constatar que a construção causava problemas estruturais em sua casa. O prédio fica na avenida Nereu Ramos, esquina com a Rua 2950, no bairro Itacolomi, em Balneário Piçarras, e está sendo erguida pela Elegance e Busarello Empreendimentos Ltda.
Lisi Sudol Baumgartner contou que o sobrado vizinho à obra do prédio pertence ao seu pai há mais de 20 anos, estava alugado e desde o ano passado passou a sofrer com os problemas causados pela construção lateral. O sobrado começou a afundar, junto com parte do piso da garagem, ainda no período da fundação.
Um engenheiro convocado pelos vizinhos para fazer avaliação estrutural do sobrado constatou, em laudo, trincas horizontais, verticais e inclinação de 45º nas paredes, trincas nos pisos, rompimento de pilar, e na ligação da viga com o pilar, deslocamento do piso e emperramento de janelas.
Lisi detalhou à jornalista Franciele Marcon, do DIARINHO, que o sobrado da família estava alugado e, em contato com a Defesa Civil, o órgão orientou que fosse feita a desocupação da casa. Em fevereiro eles desocuparam o imóvel. Com a saída dos inquilinos, a família deixou de receber R$ 1.500 mensais do aluguel.
Contatos diretos com a construtora também não surtiram efeito para resolver o problema. Em paralelo, o estado de saúde do pai de Lisi, de 77 a nos, agravou. Outro problema foram os furtos praticados com a casa vazia. A família então entrou na Justiça, e na quinta-feira da semana passada, houve a ordem de interdição da construção.
O que diz a construtora
Ouvida pelo DIARINHO, a Elegance Empreendimentos confirmou que o caso está na Justiça, alegando que “está cumprindo com tudo que foi solicitado a fim de demonstrar a veracidade dos fatos”. A Prefeitura e o Ministério Público local alegaram na reportagem de Franciele que desconhecem a interdição, porque, segundo eles, teria sido uma representação direta do proprietário do imóvel ao poder judicial.




