Selecione uma das opções:

Secretaria de Saúde de Barra Velha alerta para o aumento de infecções respiratórias

A campanha deste ano vai até o fim do mês, no dia 31 de junho.


14 de junho de 2023 por
Compartilhe:

A Prefeitura de Barra Velha e a Secretaria de Saúde e Saneamento trazem nesta quarta-feira (14), alerta sobre o aumento de infecções respiratórias, entre as mais frequentes estão a gripe e o resfriado. A chegada do inverno e da combinação entre dias chuvosos e com temperaturas mais baixas pode causar alterações na resposta imunológica do organismo, deixando-o mais vulnerável, o que facilita o aparecimento de doenças.
Tanto a gripe quanto o resfriado são consideradas infecções do aparelho respiratório. Ambas podem apresentar semelhanças como o fato de serem causadas por vírus, por apresentarem sintomas como coriza, tosse e espirros, e ainda são facilmente transmissíveis, com formas de contágio semelhantes.
Os quadros de resfriado são geralmente mais leves. Os sinais de mal-estar evoluem aos poucos com indisposição e dor de garganta, sem a presença de febre ou febre baixa, podendo durar entre 3 e 7 dias. Já a gripe surge de um dia para o outro com a presença de febre alta, dor de cabeça, dores pelo corpo e maior debilitação física do paciente.
Para fazer o diagnóstico destas doenças é preciso procurar ajuda médica. Após a análise do profissional, será indicado o tratamento adequado. Este processo pode incluir o uso de medicamentos específicos, como no caso da gripe, e/ou direcionados aos sintomas típicos, como analgésicos e antitérmicos para os resfriados.
A prevenção sempre é o melhor método para evitar estes males. Crianças, idosos e pessoas com comprometimento no sistema autoimune (responsável pelas células de defesa do corpo) são as mais propensas a desenvolver complicações, por isso devem manter a vacinação anual contra a gripe em dia. A secretaria de saúde oferece a vacina gratuitamente para todas as pessoas a partir de 06 meses de idade. A campanha deste ano vai até o fim do mês, no dia 31 de junho.
Segundo a médica clínica geral Cíntia Medina Leal Barbosa, além da vacina “a melhor medida preventiva é a prática de uma boa higiene”, visto que a gripe e o resfriado são transmitidos através do contato com as secreções de uma pessoa infectada. Confira na imagem algumas dicas que podem ajudar.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x