Parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e as secretarias de Educação e Agricultura promoveu o primeiro Concurso de Receitas Afetivas da Alimentação Escolar, de Araquari. “É uma forma de valorizar o trabalho das merendeiras da rede municipal de ensino, de fortalecer a cultura local e a agricultura familiar”, segundo avalia Daniela Martins Guimarães Nunes, extensionista social da Epagri.
O concurso recebeu 16 inscrições, entre as quase 30 escolas do município. A vencedora foi a merendeira Sara dos Passos Castoldi, com uma receita de nhoque feito de biomassa, com molho de carne moída. O segundo lugar ficou com Maria Terezinha Maisen, que criou um prato de filé de peixe assado na farinha de aveia.
Maria Terezinha, além do segundo lugar, ganhou o troféu Doce por Natureza, com a criação de um bolo de banana assada. Um dos pre-requisitos é de que os doces não poderiam conter açúcar ou adoçante artificial.
A vencedora do terceiro lugar foi a merendeira Dilma Gomes Caetano, que fez uma receita de salada de peixe. A prefeitura de Araquari está entre as melhores cidades do Estado de Santa Catarina, no quesito merenda escolar.
A rede municipal de educação oferece 177 itens para os alunos. Todas as finalistas ganharam um conjunto de touca e avental, e as vencedoras do concurso ganharam uma dólmã, oferecida pela Epagri e um kit oferecido pela Imobiliária Irineu.
Pratos finalistas e merendeiras que criaram as receitas:
Bolo de banana assada – merendeira Maria Terezinha Maisen
Bolinho de batata – merendeira Eliane AlvesAmorim
Farofa de maracujá – merendeira Sara dos Passos Castoldi
Filé de peixe assado na farinha de aveia – merendeira Maria Terezinha Maisen
Nhoque de biomassa ao molho de carne moída – merendeira Sara dos Passos Castoldi
Polenta doce – merendeiras Dilma Gomes Caetano e Alessandra Batista dos Santos
Pudim de banana com calda de tâmaras – merendeira Maria Terezinha Maisen
Salada de peixe – merendeira Dilma Gomes Caetano
Torta de arroz cozido – merendeira Dilma Gomes Caetano
Torta de banana – merendeira Silvana de Fátima R. P. Rodrigues