O Ministério do Turismo inseriu Joinville como uma das cidades brasileiras contempladas no Programa “Destinos Turísticos Inteligentes” (DTI). A lista final foi publicada após a fase de recursos, neste início de junho, e a maior cidade catarinense manteve-se com a quinta melhor pontuação e é o único município do Estado a integrar a lista.
O edital de seleção considerou pré-requisitos básicos como o desenvolvimento e a infraestrutura já existentes da cidade, principalmente nos eixos ou pilares a serem trabalhados para que ela possa transformar-se em um Destino Turístico Inteligente, como acessibilidade, tecnologia e governança.
A primeira etapa do programa será a capacitação dos gestores públicos municipais para o desenvolvimento de um diagnóstico integral da cidade. A partir dele, será possível apontar uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, com um Plano de Transformação que deverá seguir o modelo do programa do Ministério do Turismo. Neste período, Joinville receberá o selo “Destino Turístico Inteligente em Transformação”.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o conceito de Destino Turístico Inteligente é relativamente novo: ele foi criado em 2013 para definir locais que em que a administração pública gerencia seus processos e de seu território de forma inovadora e sustentável e, com isso, proporcionar uma experiência de viagem completa aos turistas.
