A assessoria do Hospital Jaraguá, de Jaraguá do Sul, confirmou nesta quinta-feira (1º) que o diagnóstico da morte do bebê de apenas um ano e três dias de idade, morador de São João do Itaperiú, foi mesmo um quadro de meningite bacteriana.
Henry Zella Borges faleceu na noite de sábado, dia 27 de maio, após passar pelo atendimento médico inicial em Barra Velha e ser encaminhado a Jaraguá do Sul. O bebê era filho de Daniel Borges e Maria Eduarda Zella, de São João, e começou a passar mal ainda na sua festinha de aniversário.
“No sábado, dia 27 de maio, uma criança foi atendida no Hospital Jaraguá com diagnóstico de meningite bacteriana. Todos os atendimentos pertinentes à situação foram realizados pela equipe da unidade hospitalar. No entanto, por conta da gravidade da doença, infelizmente, em poucas horas a criança veio a óbito”, confirmou o hospital, em nota à Rede Marazul.
Os pais, que durante anos atuaram como bombeiros voluntários em São João do Itaperiú, lutaram muito pela vida do filho, que faleceu às 22h40, na unidade hospitalar.
O comandante dos bombeiros voluntários de São João do Itaperiú, Rodrigo Caetano, informou que em São João e Barra Velha, o caso gerou verdadeira consternação. O corpo de bombeiros lançou nota oficial de luto – os pais atuaram como socorristas na corporação local por cinco anos. Henry foi sepultado no cemitério de São João. Nas redes sociais e na comunidade, muitas reações de pesar pela partida da criança – e as manifestações pelo fato de Henry ser “um lindo bebê”.
O doutor Maurício Coimbra, secretário adjunto de saúde de Barra Velha, observou à Marazul que a suspeita principal já era a meningite, mas há todo um cuidado antes de confirmar o diagnóstico. “O hospital tem que notificar e o médico tem que colocar no atestado de óbito. Foram coletadas amostras e remetidas ao Laboratório Central do Estado, o Lacen”, detalhou.
Maurício considerou que casos de meningite em Barra Velha estão dentro da estatística epidemiológica do município, que projetam três casos para cada 45 a 50 mil habitantes. “De toda forma, nossos profundos sentimentos à família”, considerou ele.
Saiba mais
Meningites bacterianas são uma das formas mais graves da doença, e em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.
Essa meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa. Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.