Barra Velha teve nesta sexta-feira (12) e nesta segunda (15) as primeiras aplicações de fumacê – o inseticida contra a dengue – após muitos anos sem receber o produto nas vias públicas. A informação é do Setor de Epidemiologia e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE), que iniciou o trabalho pelo bairro São Cristóvão.
As ruas José Ceará da Costa, José Alberto dos Santos e João Alberto dos Santos, todas localizadas no bairro, receberam a primeira aplicação de inseticida contra a dengue pelo método do espalhamento da fumaça. O bairro Icaraí também foi beneficiado, com a oferta do serviço nas ruas Nazareno Teixeira da Costa, Walter Rosa, José Taborda e Ataíde Cardozo Caetano.
Segundo a Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura, o veneno foi aplicado pelos agentes de endemias do município e técnicos da regional de saúde, no período das 5h às 9h da manhã. Os locais foram escolhidos pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual, visto que nesse momento, apresentam número elevado de casos positivos em fase da chamada “viremia”.
São Cristóvão e Icaraí são os campeões de focos do mosquito transmissor da doença. Elaine Rosa, coordenadora do setor em Barra Velha, explica que o inseticida utilizado é liberado ao município pela DIVE. Assim que for recebido em maior quantidade, será oferecido para outras regiões, seguindo os critérios necessários.
Na manhã do último sábado (13), o trabalho começou às 8h da manhã, com atenção especial para a rua José Ceará da Costa. A ação contou com o apoio dos agentes de endemia, profissionais da Vigilância Sanitária e agentes comunitários de saúde do posto do São Cristóvão. Moradores foram orientados a fiscalizar as residências e eliminar novos focos.
Além do fumacê, a Prefeitura promoveu também nesta segunda mutirão de limpeza com foco no combate ao mosquito Aedes Aegypti no bairro Tabuleiro, orla e transversais. A diretora de obras, Juçara Fernandes, reforça que já foram efetuadas diversas ações esse ano com recolhimentos de resíduos que podem acumular água parada. Nesta terça (16), o mutirão está programado para o São Cristóvão.
283 casos
Barra Velha chegou na última sexta-feira (12) a contabilizar um total de 283 casos de dengue – números relativos aos que passaram pela estrutura da saúde pública local. Ao todo já foram encontrados 89 focos, e o São Cristóvão assumiu a liderança dos casos positivos, com 105 testes positivos.
O Icaraí, que vinha liderando a infestação da epidemia, confirmou 73 casos; no centro são 57 pessoas infectadas, no no Vila Nova 4, em Pedras Brancas 9, em Itajuba 9, na Quinta dos Açorianos 8, e mais 3 casos no Sertãozinho, 6 no Los Angeles e 9 no Tabuleiro.