Barra Velha sagrou-se campeã estadual no salto em distância e também no arremesso de peso durante a 12ª edição do Parajesc – Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina. A delegação barra-velhense foi composta pelos paratletas Nicolas Lepinski Padilha, da EEB Manoel Antônio de Freitas, Cláudio Yan Haefliger, da ERM Professora Maria Tusnelda Bernstorff e Carlos Henrique Mohr, da EEB Professora Antônia Gasino de Freitas.
Também estavam na delegação Luana Maria Pereira Mota, da EEB Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar. O grupo contou com a organização dos professores Indianara dos Passos e Gregory Lenartevicz de Oliveira, da rede municipal de ensino, e da diretora de Esporte e Cultura da Secretaria de Educação, Elisa Kozoski Padilha.
“Os resultados na estreia foram maravilhosos”, avaliou Elisa. Luana Mota se consagrou campeã estadual no Salto em Distância (classe T36), que voltada aos paratletas diagnosticados com deficiência física ou paralisia cerebral.
Já Carlos Mohr (da categoria sub16) sagrou-se campeão estadual no arremesso de peso, classe F20, 4° lugar no salto em distância, classe T20, e 5° lugar nos 250m, classe T20.
Outros bons resultados foram de Cláudio Yan Haefliger (sub14), assegurando o 5° lugar salto em distância (classe T20), e 8° lugar arremesso de peso (classe F20), além do 8° lugar nos 150m, classeT20, e ainda Nicolas Padilha (sub18). Ele garantiu o 7° lugar no arremesso de Peso (classe F20), 11° lugar no salto em distância (sub18), classe T20, e 11° lugar nos 400m.
O Parajesc é promovido pela Fesporte, órgão de esportes do Estado, e essa etapa contou com a presença de aproximadamente 400 paratletas de todo o Estado.
A diretora Elisa Padilha agradeceu o apoio incondicional que a secretária de Educação Nilceia Tomaz tem oferecido ao projeto do Paradesporto Escolar, e ainda às famílias, “incansáveis em apoiar e acompanhar mesmo que à distância seus filhos”. A dedicação de toda a rede de apoio e professores envolvidos, os professores, “fundamentais nesse processo”, também foram destacados pela professora.