O trabalho dos agentes da Prefeitura de Balneário Piçarras irá percorrer as ruas Maria Pinto Santana até a rua do Girassol, no bairro Nossa Senhora da Paz e no centro, rua Caxias do Sul, Cartela Souza, Dona Nice, Francisco José Vieira, travessa Bonaroski Orestes Figueiredo.
O veículo da Vigilância Epidemiológica do governo do estado passará nas áreas de foco e borrifando o inseticida Cielo através da técnica UBV, sigla que significa Ultra Baixo Volume. Este inseticida é inofensivo aos seres humanos e mata na hora os mosquitos adultos.
A eficiência do fumacê é limitada, já que só consegue matar os insetos adultos que estiveram em voo no momento da pulverização. Para combater a dengue de maneira mais efetiva é preciso que os moradores atuem dentro de casa evitando deixar água acumulada em vasos de plantas e principalmente nas calhas de telhados.
Torne rotina
Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
Saiba identificar os sintomas
A dengue, a chikungunya e do zika vírus podem causar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça ao posto de saúde mais próximo.