A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penha iniciou nesta semana a nova fase da aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus zika. Os primeiros bairros a receberem a aplicação são o centro e Armação, e posteriormente irá avançar para os demais bairros do município. As aplicações serão feitas entre as 5h e 6h da manhã/madrugada.
Segundo o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Penha, Alexandre Deolindo, o objetivo é passar por todas as ruas do município.
“A aplicação inicia nos bairros com maior número de casos, visando eliminar o mosquito na fase adulta. Importante lembrar que não é nocivo para animais e pessoas. As ações que estamos realizando são focadas na prevenção e na conscientização das pessoas”, destaca.
Com 300 focos larvários já localizados pelos agentes endêmicos e 80 casos positivos neste ano, a equipe desenvolve uma série de atividades para conter a proliferação do mosquito, como as palestras escolares, gincanas, tratamento e averiguação de denúncias.
“É necessário que a população continue auxiliando em outras atividades como as visitas domiciliares e fazendo a sua parte na eliminação de depósitos”, pede o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.
Ações intensificadas
A ação faz parte de uma série de atividades da equipe formada por 20 agentes endêmicos, visando conter a proliferação do mosquito. A equipe também compõe o Grupo Especial de Apoio Conjunto de Fiscalização Municipal (GEAC), que presta operações de fiscalizações em estabelecimentos de todo o município que não cumprem os códigos sanitários.