A Câmara de Vereadores de Penha aprovou projeto de lei criando o espaço público e dando a denominação para a nova praça localizada em Armação do Itapocoróy. A aprovação ocorreu durante a 15ª reunião ordinária, promovida excepcionalmente na terça-feira (2), devido ao feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio.
O projeto de lei ordinária nº 11/2023, de autoria do Executivo, foi aprovado por unanimidade dos parlamentares, criando e denominando a Praça Maria Soeli de Souza, localizada na rua Roque Suzena, s/nº, no bairro Armação do Itapocoróy.
O nome escolhido para a praça é uma homenagem à cidadã penhense que faleceu no ano de 2009 em um acidente de trânsito. Maria Soeli foi casada com Nilton Pedro de Souza, com quem teve três filhos que geraram quatro netos e um bisneto.
A cidadã Maria Soeli nasceu em 9 de janeiro de 1955, filha mais velha de um total de 12 irmãos. Seus pais eram Valério Lorenço de Souza (Lelo) e Nair Luiza de Souza (Nina).
Na mesma sessão, o vereador Maurício da Costa, o Lito (MDB) teve aproada em plenário a moção de apelo nº 6/2023, que solicita ao governador do Estado, Jorginho Mello (PL), que proceda a nomeação imediata dos 196 aprovados no concurso público (edital nº 1/2022) da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina para o cargo de auxiliar criminalístico.