Alunos da Escola Básica Municipal Professor Rafael Rech, de Luiz Alves, tiveram a oportunidade de participar de integrar importante palestra com autoridades locais sobre o tema da segurança escolar, na semana passada. Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar e psicólogo da educação se uniram para levar de forma leve e educativa diversas questões que os jovens podem estar passando.
A Polícia Militar abordou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, que consiste em esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e as famílias, e tem por objetivo capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
A Polícia Civil também trouxe importantes relatos aos jovens para que se mantenham longe de situações adversas, assim como explicou quais medidas a Lei determina para jovens infratores, para que todos tenham conhecimento sobre o tema.
O Conselho Tutelar abordou de forma interativa com os alunos a questão de faltas na escola e outros comportamentos, que também foram discutidos com o psicólogo da Secretaria de Educação, que mostrou habilidades aos jovens e técnicas de saúde emocional que podem auxiliar em momentos difíceis com o luto, o bullying, uma perda ou outro sentimento.
Momentos difíceis
A valorização da Escola Básica Municipal Professor Rafael Rech passou por momentos difíceis no mês de abril. A escola foi alvo de uma invasão em período onde não havia alunos nem funcionários, na mesma noite em que ocorreu a tragédia na Creche Cantinho Bom Pastor, na cidade de Blumenau.
Na escola de Luiz Alves, a ação dos vândalos, que estragaram diversos alimentos da cozinha, gerou preocupação e a ação da palestra envolvendo as diversas autoridades do Município de Luiz Alves veio de encontro a isso, para que pais, alunos e professores se sintam mais seguros. As medidas do Programa + Segurança: escolas e creches de Luiz Alves também estão sendo adotadas.



