O acidente no quilômetro 85 da BR-101, em frente à Cebrace, impactou o trânsito e gerou filas no sentido Itajaí pela rodovia; causando um desvio emergencial por dentro de Itajuba, em Barra Velha, que resultou em impacto na estrutura da ponte de madeira alternativa, importante forma de acesso à Avenida Itajuba e consequentemente, ao centro da cidade.
Neste momento, tarde de sexta-feira (14) circulam vídeos da estrutura da ponte, cujas vigas teriam cedido por conta do peso de caminhões que tentaram o desvio pela ponte alternativa – que é sinalizada e tem limitação de peso e altura, mas mesmo assim, teria sido acessada pelos motoristas.
A Prefeitura de Barra Velha confirmou nesta manhã que um caminhão basculante carregado passou na manhã desta sexta pela ponte de madeira, construída provisoriamente para passagem apenas de automóveis, e pode ter comprometido a estrutura por exceder a capacidade que a travessia foi projetada para suportar.
Dos quatro pilares, houve fissura num deles, e, como medida de segurança, o Departamento de Trânsito está limitando a passagem de apenas um veículo por vez.
“Os técnicos estão analisando a estrutura da ponte e, se necessário, será fechada para o tráfego, até que medidas de reparo ou substituição possam ser tomadas”, detalhou nota da Prefeitura local.
Neste início de tarde de sexta-feira, o impacto está sendo sentido dentro do trânsito de Barra Velha, por conta dos dois fatos: o acidente na BR-101 e a limitação da ponte de Itajuba. Caminhões e muitos carros tentam transitar por vias centrais de Barra Velha.
Para a Rede Marazul, a assessoria de imprensa informou que o caminhão que desrespeitou os limites de peso foi identificado e a empresa responsável, notificada; ela trabalhará no sentido de recuperar a ponte.
Provisoriamente
A diretoria de trânsito reforçou a orientação de que os motoristas devem sempre respeitar os limites de peso e carga da ponte e evitar passar se suspeitar que seu veículo possa exceder esses limites.
A ponte foi construída provisoriamente como acesso às Ruas Eurides Tomazoni e Maristela Amorim, entre outras, por conta da obra da ponte principal, na Avenida Itajuba, que já sofreu vários adiamentos desde 2021.
