A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras dá continuidade às ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus. A limpeza de terrenos e piscinas, fumacê e conscientização de moradores integram os esforços de diferentes setores públicos.
Nesta semana, o Programa de Controle e Combate à Dengue efetuou a pulverização costal (fumacê) para bloquear a transmissão de dengue nas proximidades das residências dos pacientes positivados. Três localidades receberam a ação: Rua Gaivota (Itacolomi), Avenida Emanoel Pinto (Centro) e Rua Alfredo Leonardo (Nossa Senhora da Conceição).
Até esta quarta-feira, 12, foram confirmados 23 casos de dengue na cidade. Ainda na terça, a equipe realizou a entrada em localidades privadas para a limpeza de áreas de risco. As ações, realizadas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, estão previstas no Decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública (624/2023), que foi declarado devido ao alerta epidêmico do mosquito na região e outras localidades de Santa Catarina.
Para tornar a conscientização dos moradores mais efetiva, os agentes estão presentes nas Unidades Básicas de Saúde do município, com distribuição de materiais informativos e disponibilidade para tirar dúvidas. A Saúde municipal desenvolve o Projeto Saúde na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação, que vai levar enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde para as escolas com atividades educativas sobre a prevenção da dengue.
O município vai atender a alta demanda do bairro Itacolomi com um mutirão de limpeza, no próximo sábado (15), das 7h às 12h. Em conjunto com a Secretaria de Obras, haverá recolhimento de materiais que possam acumular água (que devem ser deixados na fachada das residências). A ação contará com a ajuda dos agentes comunitários de saúde para conscientização.