Santa Catarina está entre os quatro estados que oferecem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além do estado catarinense, somente Acre, Alagoas, Mato Grosso estão preparados para atender os cidadãos. O Governo do Estado, por meio da Polícia Científica iniciou a emissão da carteira de identidade nacional no dia 8 de março, em todos os postos de atendimento.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
“Santa Catarina é diferenciada. O novo documento é mais moderno e seguro, já que usa o mesmo RG e CPF. Esse modelo nacional vai integrar as informações do Brasil inteiro, deixando mais fácil e rápida a identificação de pessoas, e tornando mais difícil a ação dos bandidos”, disse o governador Jorginho Mello.
O prazo inicial estabelecido para a emissão do documento em todo o país era o começo deste mês, mas nos outros 23 estados e no Distrito Federal, a emissão do documento ainda está em fase de testes ou sendo implementada.
O novo documento, criado em 2022 por decreto pelo Governo Federal, também utiliza o CPF como número único, semelhante ao documento catarinense já emitido desde 2021. O modelo nacional deve ser adotado por todos os estados brasileiros até o fim do ano.
Segundo a diretora de Identificação Civil e Criminal da Polícia Científica, perita Cassia Regina Roman da Rosa, o agendamento para emissão da CIN está disponível no site www.policiacientifica.sc.gov.br. Porém, alerta que o cidadão não precisa ter pressa para renovar o documento, a não ser que realmente seja necessário.