A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, está atenta ao crescente número de casos da doença mão-pé-boca (também chamada de síndrome mão-pé-boca), no Estado de Santa Catarina.
Nesta segunda-feira (20) a Secretaria de Educação enviou comunicado a todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, alertando sobre a situação e ressaltando a necessidade de atenção redobrada quanto a possíveis casos da doença. As unidades também receberam material orientativo contendo informações gerais sobre a síndrome, medidas preventivas e de controle e tratamento.
“A contaminação pode ser controlada com medidas de higiene. Então, precisamos intensificar os cuidados e protocolos sanitários. Nós solicitamos que as unidades atuem com o mesmo rigor que foi utilizado durante o período de pandemia. Também vamos repassar essas orientações às famílias, via agenda institucional e aplicativo de mensagem”, destaca a secretária de Educação, Emanuela Wolff.
Alguns cuidados recomendados incluem o revezamento de brinquedos para tempo de desinfecção, higienização constante de todos os espaços e lavagem frequente e correta das mãos, especialmente entre as trocas de fraldas e atendimentos mais individualizados. A utilização de álcool 70% também é imprescindível.
Também está sendo solicitado que as unidades organizem com as agentes de limpeza e conservação um cronograma para intensificar a limpeza e desinfecção dos ambientes, brinquedos e demais objetos.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de suspeita da doença, pais/responsáveis devem procurar a Unidade de Saúde de referência do bairro para atendimento. Nos casos positivos, a escola deve ser comunicada para a devida notificação do caso. A criança deverá permanecer afastada até a melhora do quadro.
“Estamos atentos e monitorando a situação em Jaraguá do Sul. Estive na manhã de hoje no hospital verificando como está a procura. Observamos o registro de vários atendimentos, mas poucas confirmações da doença até agora. De qualquer forma, já estamos articulando ações caso tenhamos aumento de notificações por aqui”, salienta o secretário Alceu Gilmar Moretti.