O Cemitério Municipal Jardim das Azaleias recebeu a atuação do Programa de Controle e Combate à Dengue, no primeiro mutirão do ano, efetuado na última sexta-feira (10). Dois sacos de lixo com materiais propícios para focos do mosquito Aedes aegypti foram recolhidos no local.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
O cemitério é um dos 51 pontos estratégicos definidos no município, que são vistoriados a cada duas semanas. Há, ainda, 142 armadilhas vistoriadas semanalmente. A equipe é formada por 18 pessoas – entre 14 agentes de endemias, dois supervisores de campo, um coordenador e um laboratorista – que atuam toda a cidade para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Até esta terça-feira (14), Balneário Piçarras registrou um caso positivo de dengue. O caso é considerado importado, ou seja, o contágio da doença, que afetou um morador local, ocorreu em outro munícipio (Joinville).
Desde o início do ano, foram registrados 432 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, 27 notificações de suspeitas de dengue (das quais cinco aguardam resultado), além do recolhimento de 68 pneus de terrenos baldios e residências. No bairro Itacolomi, a equipe realizou uma aplicação de inseticida e sete acompanhamentos de limpeza de terrenos.
Para solicitar o recolhimento de pneus e a limpeza de terrenos, a população deve realizar uma denúncia na Ouvidoria Municipal de forma presencial ou pelo telefone 3347-4704.
A dengue, a chikungunya e do zika vírus (transmitidos pelo mesmo mosquito) podem acarretar febre alta, náusea, dores nas articulações, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas. Caso apresentar esses sinais, compareça a Unidade Básica de Saúde mais próxima.