Armas de fogo, munições, dinheiro em espécie e veículos avaliados em R$ 3 milhões foram apreendidos nesta segunda-feira (6), por conta de Operação Estrangeiro, da Polícia Civil de Santa Catarina em São Francisco do Sul, Itajaí e também nas cidades de Praia Grande e São Vicente, em São Paulo.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
O foco é o combate ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro por parte de organização criminosa que usava os portos de Itajaí, Itapoá e São Francisco do Sul para movimentar cargas. No caso da ilha, houve apreensão de veículo na Câmara de Vereadores de são Francisco do Sul, onde um parlamentar estaria envolvido no esquema.
As investigações apontam que uma facção paulista se associou a criminosos em Santa Catarina e também com pescadores, para garantir a operacionalização do esquema. O nome do vereador suspeito não foi divulgado.
A Divisão de Investigações Criminais (DIC de Joinville), atua na operação, junto da Delegacia de Polícia de São Francisco do Sul, com o apoio da Polícia Civil de Itajaí e Araquari, entre outros organismos de segurança, para dar cumprimento a mandados judiciais expedidos contra os investigados.
As investigações iniciaram pela DIC de Joinville no ano de 2021, após a prisão de um integrante da cúpula de facção criminosa da região. Após a sua prisão, as investigações se intensificaram e os agentes descobriram a identidade de outros indivíduos do grupo.
As diligências foram realizadas nas duas cidades portuárias catarinenses – Itajaí e São Francisco do Sul – além de São Vicente, SP. Até o momento, chamam atenção os carrões apreendidos, avaliados em R$ 3 milhões. Até o início da tarde, dois suspeitos foram conduzidos para a DIC de Joinville.






