A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Barra Velha, em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), está desenvolvendo plano de ações e propostas de curto e médio prazo que visam aproveitar o crescimento expressivo de Barra Velha – terceiro Município que mais avançou em Santa Catarina, para atrair empresas.
O estudo já identificou diversos setores considerados estratégicos. Nesta última sexta-feira (3), representantes da Amvali estiveram reunidos com secretários municipais, no auditório da Prefeitura, apresentando proposta que propõe a atuação de todas as secretarias municipais e órgãos públicos, para que em conjunto, ocorra uma estratégia integrada de desenvolvimento.
O objetivo é identificar vocação local, necessidade de obras públicas, desburocratização, desestatização, qualificação da mão de obra, benefícios sociais, geração de renda e cultura.
Com base nestas informações repassadas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está identificando as prioridades principais e planeja traçar um plano para fortalecer o empreendedorismo. “A partir desta compilação de dados empresariais, do PIB de Barra Velha, vamos buscar investidores propostos em desenvolver seus projetos na nossa cidade”, explica o secretário Aldair Nizer.
Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
Para ele, o Município duplicou sua população, atraindo moradores com maior renda e poder de compra alta. “Por isso vemos muitos empreendimentos na área da construção civil”, explica Aldair, argumentando que a cidade já tem vantagens na industrial, como ser cortada pela BR 101, considerada a principal rodovia do Brasil, e tem próximos aeroportos e portos.
“Vamos buscar fortalecer a nossa cidade, buscando projetos de incentivos para as empresas promoverem a marca de Barra Velha”, afirmou o prefeito, Douglas Elias da Costa (PL), durante encontro de adesão do município, em Jaraguá do Sul, no mês passado. A reunião contou ainda com a presença do secretário de Administração e Finanças, Mauro da Silva, entre outras lideranças locais.