Penha será palco nesta quinta-feira (15) do encontro “Conexão Solidária”, que visa conscientizar e mobilizar a população regional em torno da necessidade do desenvolvimento de ações econômicas alternativas para o fortalecimento da rede econômico-solidária e de ações de enfrentamento ao desemprego e má distribuição de renda. O encontro será dia 15, na Câmara de Vereadores, a partir das 19h. É aberto e gratuito.
Segundo a organizadora Amanda Theo, com base sustentável, respeito ao meio ambiente e aos trabalhadores, a Economia Solidária é um conceito que vem se apresentando nos últimos anos como alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social, sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca e redes de cooperação, entre outras iniciativas.
Esses grupos promovem atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário em atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, sob a forma de autogestão.
De acordo com último levantamento do Sistema de Informação da Economia Solidária (Sies), no Brasil, existem mais de 20 mil empreendimentos que reúnem cerca de dois milhões de trabalhadores em 2.804 municípios. Estima-se que a Economia Solidária movimente por ano 12 bilhões de reais.
Amanda Theo é produtora cultural, integrante do Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária e hoje preside o Instituto Sociocultural Ecovida, entidade organizadora do evento, e defende a difusão desse gênero de economia. Entre os convidados, parlamentares estaduais e federais, além da presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária e Artesanato, Heloiza Camilo, do coordenador do Fórum Catarinense de Economia Solidária, Yuri Amaral, e da coordenadora do Fórum Litorâneo de Economia Solidária Silvia Santana, entre outros.
O evento conta ainda com gestores e vereadores da cidade de Penha – entre eles o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Tiago Moser, do Superintendente da Fundação Cultural, Eduardo Bajara, e da vice-prefeita e secretária de educação da cidade, Maria Juraci Alexandrino.
Penha inclusive conta com a Lei da Semana de Conscientização de Economia Solidária em Penha, aprovada neste ano e de autoria de Ferrão Vailatti (Podemos).



